Instagram: ana.quiroga.ok




martes, 20 de septiembre de 2005

Começa hoje a Literamérica 2005

LITERATURAAnterior | Índice | Próxima

Começa hoje a Literamérica 2005

Nova página da literatura mato-grossense será escrita hoje com a abertura da Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso, que já está sendo considerado o evento cultural mais importante do Estado 

Da Redação


Será aberta oficialmente hoje à noite, pelo governador Blairo Maggi, a Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso – Literamérica 2005. O público, no entanto, já poderá conhecer e adentrar ao espaço da Feira (Centro de Eventos do Pantanal) entre 9 e 22h até dia 25. O evento vai trazer grandes nomes da literatura estadual e nacional e gêneros literários de qualidade internacional para todos os gostos. Além disso vai fomentar o crescimento do setor através de cursos, fórum e debates. Haverá ainda eventos paralelos, que tornarão a Feira o evento cultural mais importante do qual se tem história em Mato Grosso.

Tendo como foco central o mercado editorial e a literatura a Literamérica também vai contracenar como II Encontro de Diversidade Cultural de Mato Grosso, o Fórum Nacional de Secretários de Cultura e a pré-conferência do Sistema Nacional de Cultura, na qual confirmou presença o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Entre os escritores nacionais estão confirmadas as presenças de João Gilberto Noll, Fernando Morais, Carlos Heitor Cony e Milton Hatoun, entre outros. Vários poetas e escritores de países sul-americanos também estarão lá. Entre eles: Ana Ribeiro (Uruguai), Edwin Madrid (Equador), Blanca Gómez (Colômbia), Ana Quiroga (Argentina) e Adlin de Jesús Prieto Rodrigues (Venezuela). São autores
especiais em seus países de origem e frequentadores de encontros, seminários e eventos afins, que têm a literatura como tema.

Esta primeira edição da Literamérica homenageia os escritores: Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Wlademir Dias Pino. Os dois primeiros nasceram em Cuiabá e Wlademir, apesar de ser carioca, já morou mais de 30 anos em Cuiabá e sempre declarou o seu amor pela cidade. São escritores do primeiro time da
literatura brasileira contemporânea e também confirmaram presença.

A Feira vai abrigar vários lançamentos que vão acontecer em diferentes espaços dentro da sua estrutura, no Centro de Eventos Pantanal. São mais de 100 estandes, todos ocupados com editoras locais, nacionais e internacionais; gráficas, veículos de comunicação e outras empresas ou instituições afins. Poetas, atores e músicos como Wera Capilé, Luiz Carlos Ribeiro, Antonio Sodré e Luciene Carvalho realizarão performances. A Feira estará aberta das 9 às 22h, todos os dias e a entrada é franca.

Paralelos – O II Encontro da Diversidade Cultural de Mato Grosso trará à capital, com apoio do Governo do Estado, pelo menos um agente cultural de cada município. A expectativa em torno do Encontro é a mais positiva possível, uma vez que além dos cursos oferecidos, os agentes culturais terão acesso à Literamérica. Entre as apresentações artísticas regionais já estão confirmadas as participações do Chorado (Vila Bela da Santíssima Trindade); Orquestra de Câmara de MT, com participação de Roberto Correa, os Mascarados de Poconé, Herança Serrana, entre outros.

Durante a feira vai acontecer o lançamento do projeto Circuladô, que promove o intercâmbio musical entre os Estados brasileiros. Através dele vão se apresentar a Orquestra Jovem de São Paulo, a Troupe do Aquiry (Acre), a Troupe da Gaita (Paraná) e José Lucena Vaz (Minas Gerais).

Programação 20 de setembro

9 às 22h – Abertura ao público

20h – Abertura oficial da Literamérica: Homenagem a Manoel de Barros com performance do ator Luiz Carlos Ribeiro e Pedro Alfonso Almario Rojas, presidente da Associação dos Adidos Culturais Ibero-americanos.

21h – Performance com o ator Luiz Carlos Ribeiro e a cantora Wera Capilé

Programação 21 de setembro

9h – Abertura ao público e apresentação de Teatro de Bonecos, com alunos da professora Deny (Cefapro)

15h – Teatro de Bonecos – alunos da professora Deny (Cefapro)

16h – Isis Carla declama Manoel de Barros

18h30 – Coro do Estado de Mato Grosso

19h30 – Leitura de poemas do livro Empório Literário, com Antonio Sodré e o Grupo Caximir


20h – Orquestra da Secretaria de Estado de Cultura
Nota completa