Instagram: ana.quiroga.ok




jueves, 15 de septiembre de 2005

LITERAMÉRICA 2005 - Grande evento literário vai agitar Mato Grosso

Quarta, 14 de setembro de 2005, 14h16

LITERAMÉRICA 2005 - Grande evento literário vai agitar Mato Grosso


ANA MOREIRA E LORENZO FALCÃO
LITERAMÉRICA 2005Grande evento literário vai agitar Mato GrossoSerão seis dias de intensa movimentação (20 a 25/09), tendo como foco central o mercado editorial e a literatura
ANA MOREIRA E LORENZO FALCÃOAssessoria/Sec-MT
A equipe organizadora da Literamérica está fechando os últimos detalhes para o acontecimento, que será aberto no próximo dia 20, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT). A qualidade da programação, a abrangência estadual, nacional e internacional e, ainda, os eventos paralelos tornam a Feira Sul-Americana do Livro o evento cultural mais importante do qual se tem história em Mato Grosso.
Serão seis dias de intensa movimentação (20 a 25/09), tendo como foco central o mercado editorial e a literatura. Essa temática, entretanto, vai contracenar como II Encontro de Diversidade Cultural de Mato Grosso, o Fórum Nacional de Secretários de Cultura e a pré-conferência do Sistema Nacional de Cultura. O ministro da Cultura, Gilberto Gil confirmou presença.
Renomados escritores nacionais, como João Gilberto Noll, Fernando Morais, Carlos Heitor Cony, Milton Hatoun, entre outros, vão participar. O poeta, ensaísta e tradutor, Floriano Martins, também editor da revista eletrônica Agulha, um dos espaços virtuais mais articulado e visitado, sugeriu vários poetas e escritores de países sul-americanos que também já estão confirmados. Entre eles: Ana Ribeiro (Uruguai), Edwin Madrid (Equador), Blanca Gómez (Colômbia), Ana Quiroga (Argentina) e Adlin de Jesús Prieto Rodrigues (Venezuela). São autores especiais em seus países de origem e frequentadores de encontros, seminários e eventos afins, que têm a literatura como tema.
Esta primeira edição da Literamérica homenageia três escritores: Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Wlademir Dias Pino. Os dois primeiros nasceram em Cuiabá e Wlademir, apesar de ser carioca, já morou mais de 30 anos em Cuiabá e sempre declarou o seu amor pela cidade. São escritores do primeiro time da literatura brasileira contemporânea e também já confirmaram presença.
A Feira vai abrigar vários lançamentos que vão acontecer em diferentes espaços dentro da sua estrutura, no centro de Eventos Pantanal. São mais de 100 estandes, todos negociados com editoras locais, nacionais e internacionais; gráficas, veículos de comunicação e outras empresas ou instituições afins. A visitação à Feira vai acontecer das 09:00 às 22:00, de 21 a 25. A entrada é franca e muitas escolas já agendaram visitas.
Poetas, atores e músicos como Vera Capilé, Luiz Carlos Ribeiro, Antônio Sodré e Luciene Carvalho realizarão performances.
EVENTOS PARALELOS – O II Encontro da Diversidade Cultural de Mato Grosso trará à capital, com apoio do Governo do Estado, pelo menos um agente cultural de cada município. A expectativa em torno do Encontro é a mais positiva possível, uma vez que além dos cursos oferecidos, os agentes culturais terão acesso à Literamérica. Entre as apresentações artísticas regionais já estão confirmadas as participações do Chorado (Vila Bela da S. Trindade); Orquestra de Câmara de MT, com participação de Roberto Corrêa, os Mascarados de Poconé, Herança Serrana, entre outros.
Durante a feira vai acontecer o lançamento do projeto Circuladô, que promove o intercâmbio musical entre os Estados brasileiros. Através dele vão se apresentar a Orquestra Jovem de São Paulo, a Troupe do Aquiry (Acre), a Troupe da Gaita (Paraná) e José Lucena Vaz (Minas Gerais).
Mais informações: www.literamerica.com.br